Índice de Proteção Mecânica (IK) em Luminárias LED: Tudo o que você precisa saber

Índice de Proteção Mecânica (IK) em Luminárias LED: Tudo o que você precisa saber

Você já se perguntou o que é o índice IK? Você sabe como ele impacta na resistência de equipamentos elétricos e como é importante avaliar na hora da aquisição de luminárias LED? Veja a seguir e saiba tudo sobre o IK, seu significado e como ele se relaciona com a durabilidade dos produtos eletrônicos e luminárias LED.

O que é o Índice de Proteção Mecânica (IK)?

O IK, ou índice de proteção mecânica, é um parâmetro crucial na avaliação da resistência de equipamentos elétricos a impactos mecânicos. Conforme definido pela norma IEC 62262, esse índice determina o grau de proteção contra choques físicos. 

Medição Precisa em Joules:

Ao contrário dos testes de queda, o IK é medido em laboratório por meio de impactos controlados, utilizando um objeto de massa conhecida. Quanto maior a massa e energia cinética (Joules), maior a capacidade do equipamento de resistir a deformações causadas por impacto.

 

teste ik sx lighting gif

 

Escala de grau IK

  • IK1: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 56mm, representado 0.14J.
  • IK2: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 80mm, representando 0.20J
  • IK3: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 140mm, representando 0.35J
  • IK4: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 200mm, representando 0.50J
  • IK5: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 280mm, representando 0.70J
  • IK6: proteção contra um peso de 0,25kg em queda de altura de 400mm, representando 1J
  • IK7: proteção contra um peso de 0,50kg em queda de altura de 400mm, representando 2J
  • IK8: proteção contra um peso de 1,7kg em queda de altura de 300mm, representando 5J
  • IK9: proteção contra um peso de 5kg em queda de altura de 200mm, representando 10J
  • IK10: proteção contra um peso de 5kg em queda de altura de 400mm, representando 20J

 Diferenças na Classificação IK:

A classificação IK varia de IK01 a IK10, representando níveis crescentes de proteção. Por exemplo, equipamentos com IK10 são capazes de suportar impactos mais severos, sendo considerados resistentes a atos de vandalismo.

Luminárias LED da SX Lighting e IK09:

As luminárias LED da SX Lighting são projetadas para resistir a impactos mecânicos decorrentes das necessidades de cada aplicação. Com uma classificação de até IK09, as luminárias garantem durabilidade em ambientes que precisam além de fornecer iluminação eficiente por mais tempo.

Aplicações de Luminárias com Diferentes Classificações de IK:

A escolha do índice IK ideal depende do ambiente em que você irá instalar a luminária. Em áreas de alto risco, como quadras esportivas ou ambientes industriais, por exemplo, luminárias com classificações mais altas, como IK08 ou maior, são essenciais.

Na iluminação pública, pela exposição dos produtos a atos de vandalismo, é importante um IK08 ou maior para que elas permaneçam em funcionamento. No entanto, nas luminárias LED comerciais ou residenciais, índices menores já são suficientes.

 IK é diferente de IP (grau de proteção):

Enquanto o grau de proteção (IP) avalia o grau de proteção contra a entrada de corpos estranhos sólidos e líquidos, ou seja, avalia o nível de vedação do aparelho eletrônico, o IK concentra-se na resistência a impactos mecânicos.

No grau de proteção IP, o primeiro número descreve a proteção contra corpos sólidos, enquanto o segundo número é para a proteção contra líquidos. Nós já temos um texto completo com essa explicação aqui no blog. Confira aqui.

Já os padrões IK (índice de resistência a impacto), são usados, como mencionado acima, ​​para descrever a proteção de objetos contra impactos mecânicos e como o produto não deforma ou não perde suas características em relação a esse impacto.

Os dois índices desempenham papéis essenciais na garantia da durabilidade e do desempenho de produtos eletrônicos, principalmente de luminárias LED, que mesmo após impactos pode permanecer funcional e manter suas especificações técnicas.

Como são realizados os testes de índice de resistência a impacto (IK)?

A SX Lighting, além de certificação externa, testa também em laboratório próprio todos os lotes de produtos que saem da linha de montagem em Manaus (AM). Os testes devem ser feitos em todas as faces do produto que podem vir a sofrer impacto durante o uso.

As luminárias são avaliadas após o impacto e devem permanecer 100% funcionais após o teste. Na vida real, até pode aparecer sinais dos impactos, como pequenos amassados, porém o produto deve manter atender perfeitamente todas as características técnicas originais de funcionamento. O grau de proteção IP e funções elétricas não podem ter sido alteradas.

Ao entender o índice IK e suas implicações, você está mais preparado para escolher luminárias LED que atendam às demandas do seu ambiente. Na SX Lighting, a importância de criar soluções inovadoras de iluminação com qualidade e eficiência se reflete em luminárias com até IK09, entregando assim maior confiança e durabilidade ao seu projeto.

Agora que você está convencido sobre a importância do IK nas luminárias LED, fale com nossos especialistas agora mesmo e solicite um projeto de iluminação personalizado.


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar