Super Projetor SX Lighting Iluminação LED para portos aeroportos

Como fazer uma boa especificação de luminárias para indústrias, portos e aeroportos?

Como fazer uma boa especificação de luminárias para indústrias, portos e aeroportos?

Você já passou por uma compra onde o produto não entregou o que você precisava? Ou já teve custos extras por conta de retrabalho e correção do que não ficou bom? Na hora de   adquirir luminárias para indústrias, portos ou aeroportos, é essencial haver uma sinergia dos diferentes departamentos da empresa, como compras, manutenção e engenharia, para fazer um descritivo correto e atender os objetivos e normas após a instalação das peças. 

Um descritivo detalhado e personalizado destaca a capacidade da luminária de atender às necessidades específicas de cada ambiente, garantindo não só eficiência e durabilidade, mas principalmente a segurança.

Para fazer o descritivo na prática, as áreas precisam conhecer algumas características técnicas importantes, como: 

🔹 Potência e Fluxo Luminoso: Comece descrevendo a potência da luminária em watts (w) e o fluxo luminoso em lúmens (lm). Isso ajudará os compradores a entender a capacidade de iluminação da luminária. Note que as luminárias mais modernas e eficientes tendem a ter menor potência e maior fluxo luminoso. 

🔹 Eficiência Energética: Quanto mais alta a eficiência (lúmens gerados por watt consumido), menor é o consumo de energia e mais rápido o retorno no investimento, a SX Lighting possui luminárias com até 202 lm/W. 

🔹 Ângulo de Abertura: Especifique o ângulo de abertura da luminária. Para indústrias, é comum precisar de luz difusa, enquanto em portos e aeroportos, um ângulo mais estreito pode ser necessário para direcionar a luz, dependendo da altura de instalação.

🔹 Temperatura de Cor: Mencione a temperatura de cor da luz, indicada em Kelvin (K). Em indústrias, tons de branco neutro (5.000K) são indicados para a melhor visibilidade da operação, além da segurança e produtividade no trabalho. 

🔹 Índice de Reprodução de Cor (IRC): Indique o nível de fidelidade de cor que os objetos precisam ter, tendo como parâmetro a cor dos mesmos quando iluminados por luz natural. Em locais onde a precisão de cores é vital, como na manufatura, um alto IRC é fundamental.

🔹 Proteção contra Poeira e Umidade (IP): Especifique o grau de proteção contra poeira e umidade da luminária. Para portos, onde a exposição à chuva e maresia é comum, ou na indústria onde há muitos sólidos suspensos, um IP elevado é crucial.

🔹 Vida Útil e Manutenção: Informe a vida útil da luminária em horas de funcionamento. Uma vida útil elevada é característica de luminárias de melhor qualidade, elas também vão reduzir os custos e necessidade de manutenção frequente.

🔹 Controle de Iluminação/ Dimerização: Se há necessidade da luminária oferecer recursos de controle, como atenuação ou sensores de movimento, descreva-os.

🔹 Certificações e Normas: Se atente às normas e certificações que você precisa seguir na instalação das luminárias. A SX Lighting não só testa e certifica seus produtos, como também é uma das poucas empresas neste segmento com certificação ISO 9001.

Veja exemplo de um descritivo básico: Luminária LED com tecnologia em placa SMD, industrial High Bay de 150W e 24.000 Lm, eficiência luminosa ≥ 178 Lm/W, temperatura de cor 5.000 K, fabricado em alumínio de naval, pintura anticorrosão, tensão bivolt (120~277 Vac), com grau de proteção IP66 e IK08, índice de reprodução de cor ≥70, habilitada com sistema de dimerização 1~10V, com alça para fixação e angulador.

E como eu posso ter/validar todas essas informações? 

O melhor caminho é solicitar um estudo luminotécnico realizado por engenheiros qualificados para cada área a ser iluminada, seja uma nova instalação ou um retrofit. Este profissional vai balizar todas as necessidades do ambiente com todas as variáveis de altura, posicionamento, potência e fluxo luminoso necessário para o melhor aproveitamento da tecnologia.

Lembre-se de que um descritivo claro e detalhado não apenas ajuda os compradores a fazer escolhas assertivas, mas também garante uma melhor produtividade, menor consumo de energia, mais segurança e menos chances de manutenção corretiva.

Fale com nossos consultores comerciais e solicite um projeto luminotécnico gratuito agora mesmo.

#LumináriasLED #Indústrias #Portos #Aeroportos #IluminaçãoEficiente

✈️🚢🏭 


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar