o que é luminária led

O que é Luminária LED

o que é luminária led

Quer saber o que é luminária led? Conheça os principais diferenciais e benefícios:

Conhecer os detalhes das luminárias led faz toda a diferença na adquisição de produtos de qualidade, para seu projeto de iluminação. Desde que passou a ser utilizada em larga escala, posterior ao período da Revolução Industrial, a iluminação se tornou um elemento indispensável para a vida humana. Tanto para melhorar o trabalho como para projetos de galpões ou para a iluminação de vias públicas, por exemplo.

Das lâmpadas incandescentes, evoluímos para as fluorescentes, de vapor de mercúrio para vapor mista ou vapor de sódio, até chegarmos à luminária de LED, usadas atualmente. Neste post, vamos abordar as vantagens das luminárias de led em relação às lâmpadas convencionais.

Aqui, você vai descobrir o que é luminária de LED, quais são as suas diferenças quando comparadas às lâmpadas comuns, se elas são indicadas para as empresas etc. Quer saber mais sobre o tema? Acompanhe!

O que é luminária de LED?

As luminárias de LED são aquelas que utilizam um tipo de chip, ou diodo emissor de luz, feitas para substituir as já ultrapassadas e ineficientes lâmpadas vapor mista, vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio. Mas afinal, o que é LED?

Trata-se da sigla para Light Emitting Diode (diodo emissorde luz), que é um componente eletrônico que produz luz em grande quantidade, sem gerar calor excessivo e com baixo consumo energético. Diferentemente das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio, a luminária de LED não necessita de reator.

Ela consegue gerar um fluxo luminoso de maior intensidade que as lâmpadas comuns, mesmo gastando muito menos energia. As luminárias de LED não têm filamento, o que faz com que elas não produzam tanto calor quanto as lâmpadas convencionais.

Isso, por sua vez, garante maior durabilidade para a luminária. Sendo assim, a iluminação é gerada a partir de uma placa de LED localizada no interior do seu módulo óptico.

Inicialmente, as luminárias de LED chegaram de forma tímida no mercado. Seu alto custo inicial afugentava os clientes, apesar de garantir um bom custo-benefício. Foram ganhando espaço, primeiramente, no mercado asiático, europeu e americano.

Entretanto, com o aprimoramento da técnica, foi possível obter um preço extremamente atrativo e competitivo. Em conjunto com as informações que chegavam sobre seu caráter econômico, o cliente nacional abraçou o produto — sendo, atualmente, o mais utilizado principalmente em iluminação industrial e pública.

Quais são as principais diferenças entre a luminária de LED e as lâmpadas comuns?

O investimento em luminárias de LED se reflete em bons benefícios. Comparadas às lâmpadas convencionais, é possível identificar com mais evidência os fatores de diferenciação.

Durabilidade

A durabilidade do LED é bem maior do que a das lâmpadas convencionais, fato que se deve ao modo de fabricação e funcionamento. Assim, quem conviveu bastante tempo com lâmpadas vapor de sódio, metálico e mista sabe que as trocas são constantes.

Por outro lado, estima-se que a luminária de LED possa durar por mais de uma década sem precisar de reparos. Essa prolongada vida útil aumenta a economia do produto e contribui com a sustentabilidade, questões que serão abordadas mais à frente.

Variedade

Conforme o LED foi ganhando mercado no país, vários modelos de lâmpadas e luminárias foram criadas, de modo que há uma ideal para cada estilo e para cada ambiente. Luminária para vias, de embutir, de sobrepor, industriais, fitas de LED para decoração, lâmpadas de cores variadas para residências e projetos arquitetônicos e refletores de led: há uma opção disponível para cada caso.

Economia

A economia é sempre um ponto a ser destacado entre as vantagens das luminárias de LED. Ela se dá não só por causa da durabilidade do produto, mas também, por auxiliar na redução dos valores da conta de energia.

estudos que mostram que a utilização de luminárias de LED contribui para a diminuição do consumo energético por lâmpadas em até 80%. Se ficar em dúvida quanto à economia, uma dica é consultar os ensaios (realizados em laboratório com selo INMETRO) LM-79 das luminárias, a fim de verificar o desempenho do produto.

Luminosidade

Outro ponto positivo tem a ver com a luminosidade. Esse produto consegue distribuir um raio luminoso intenso com baixo consumo de energia. Isso faz com que as luminárias de LED sejam ideais para locais de trabalho, como linhas de produção, galpões logísticos e arruamentos.

É válido lembrar que ambientes profissionais precisam de uma boa iluminação, a fim de atender ao nível requisitado na NR 17 (Norma Regulamentadora — Trabalhista) e na NBR 8995-1 (Norma de iluminação para ambientes de trabalho). Então, ao optar por lâmpadas de LED, você também poupará a sua saúde e a das demais pessoas em longo prazo.

Sustentabilidade

Essa é uma questão muito importante. As luminárias de LED são sustentáveis por diversos motivos, como:

  • O descarte é menor, já que a troca das luminárias é menos corriqueira. Com isso, reduz-se a quantidade de lixo produzido;
  • Também por durar mais, diminui-se a necessidade da produção de energia por meio de matéria-prima poluente, como o carvão e o petróleo;
  • Auxilia no controle da poluição, pois haverá menos material contaminante nos lixos.

Não transmite raios infravermelhos nem ultravioletas

Outro ponto em que a saúde do usuário entra em questão. Lâmpadas e luminárias de LED não transmitem raios infravermelhos e ultravioletas, que são nocivos à saúde humana. Em especial, quando somos expostos a eles durante um longo período de tempo.

Baixa geração de calor

Conforme já falamos, por causa do seu modo de funcionamento e fabricação, as lâmpadas e luminárias de LED geram menos calor que as lâmpadas convencionais. Isso aumenta o bem-estar dos usuários nos ambientes em que a iluminação está inserida, além de diminuir a necessidade do uso de refrigeração mecânica, o que torna menor o gasto com energia elétrica.

Vale a pena adotar luminárias de LED em minha empresa?

Sim, e você está deixando de economizar dinheiro enquanto não faz a troca. Além disso, deixa a sua saúde exposta e prejudica o meio ambiente.

Para fazer a melhor escolha, vale a pena requisitar o atendimento de empresas especializadas no assunto, ou mesmo contar com a consultoria de profissionais. Dessa forma, vai garantir uma maior eficiência luminosa e energética no seu negócio.

A luminária de LED deixou de ser, há tempos, um produto que se tornaria rentável apenas no futuro. Sua economia de energia e durabilidade fazem com que sua aquisição, além de garantir o nível adequado de iluminação para os ambientes e edificações, assegure também eficiência energética e econômica na conta de energia.

Para quais ambientes corporativos as luminárias de LED são mais indicadas?

Os projetos luminotécnicos são altamente eficientes para fornecer claridade adequada aos usuários, pois eles colocam os pontos de luz em lugares estratégicos. As luminárias de LED são indicadas para os mais variados ambientes corporativos.

Vale lembrar que elas podem ser integradas aos sistemas de controle e automação, reduzindo ainda mais o consumo de energia elétrica. Veja, a seguir, os locais beneficiados por essa tecnologia!

Escritórios

Aos escritórios, as luminárias de LED oferecem luminosidade adequada, uniformidade e economia, visto que se trata de um local trabalho. São indicadas para esse tipo de ambiente em substituição às convencionais fluorescentes. Não é preciso fazer alteração nas instalações físicas para escritórios ou salas de reuniões.

A luminosidade adequada contribui para as atividades realizadas nos escritórios, desde que o excesso de brilho seja evitado para reduzir o cansaço visual e não causar desconforto aos colaboradores. Determinadas áreas requerem menos luminosidade, dependendo da configuração dos espaços e de como eles serão utilizados.

Consultórios

A iluminação dos consultórios e das salas de espera deve produzir conforto aos pacientes que chegam até esses locais para tratar a sua saúde. Nesses ambientes, pode-se utilizar luminárias decorativas, com diferentes tonalidades de luz, e fitas LED, para melhorar a comunicação visual.

A luminosidade precisa ser funcional e auxiliar o trabalho do profissional de medicina durante os procedimentos.

Indústria

A iluminação industrial requer mais praticidade e eficiência nas suas instalações. Clareza e amplitude são essenciais para a segurança dos colaboradores, de modo que se indica o uso das luminárias de LED, por serem duráveis e econômicas.

Como não propaga os raios infravermelhos e ultravioletas, todos os usuários permanecem saudáveis, sem falar que a produção e o armazenamento não são afetados.

Galpões

Os galpões exigem intensidade e uniformidade de iluminação para que não existam espaços com sombra. As luminárias de LED em lugares amplos ficam perfeitamente instaladas se fizerem parte de um projeto luminotécnico.

Afinal, durante a sua elaboração, toda a área é analisada com o objetivo de escolher os equipamentos ideais. Alguns projetores de LED são perfeitos para instalações superiores ou inferiores a 12 metros de altura.

Centros de distribuição

Os centros de distribuição e os armazéns são espaços muito importantes para vários negócios, sendo que deles depende o sucesso de inúmeras operações. Os itens dispostos nesses ambientes precisam ficar acessíveis e visíveis para garantir qualidade dos processos logísticos.

A iluminação de LED é aconselhável por ser inovadora, econômica e benéfica aos colaboradores.

Como escolher a luminária de LED ideal para a empresa?

A luminária ideal para os ambientes corporativos é aquela que apresenta excelente desempenho e eficiência energética. Para saber exatamente qual será o modelo perfeito para a sua empresa, é importante contar com um projeto luminotécnico que garanta economia do consumo, adequação às normas técnicas vigentes e segurança no ambiente de trabalho.

Observe algumas dicas indispensáveis!

Estabeleça os objetivos de iluminação

Antes de instalar as luminárias de LED, o profissional verifica os objetivos da instalação, para escolher o equipamento que oferecerá mais conforto ao ambiente. Algumas são mais potentes e excelentes para locais mais amplos.

Já outras, encaixam-se perfeitamente em ambientes menores. Se o objetivo da luminosidade for proporcionar claridade e eliminar espaços de sombra, existem projetos específicos para esse fim.

Analise o tamanho do espaço

O tamanho do espaço a ser iluminado interfere na escolha das luminárias. As estruturas físicas incluem salas, aberturas, cantos, áreas mais escondidas e outros detalhes.

Sendo assim, é crucial tirar a medida total do espaço. Depois, basta fazer os cálculos corretos para saber a quantidade de watts necessária para dar claridade apropriada ao local.

Verifique a procedência da luminária

A procedência do LED influencia a durabilidade do produto e a qualidade da sua luminosidade. Por esse motivo, aconselha-se a realização de uma pesquisa antes de fazer a compra da luminária de LED. Caso a origem dos produtos seja confiável, a vida útil é elevada, podendo chegar a até dez anos sem necessitar de manutenção.

Observe a garantia

Outro fator que merece destaque é o tempo de garantia das luminárias e refletores. Ao adquirir produtos importados, tenha em mente que se houver defeito nos equipamentos, a empresa vai demorar muito mais para resolver o entrave.

Isso porque os processos de importação e exportação são muito burocráticos. O tempo para a entrega também é mais estendido, em comparação com os materiais nacionais.

Veja as especificações

Observe, ainda, questões relacionadas à vida útil, ao preço, à temperatura de cor, à credibilidade, à qualidade e à potência. A tecnologia LED apresenta alta potência para iluminar os ambientes, razão pela qual ela não é escolhida como as demais.

As luminárias são incomparáveis, com fluxo luminoso que as diferencia das lâmpadas tradicionais. Esse atributo influencia a quantidade de luz emitida e é medido pela unidade denominada lúmen.

Leve em consideração a segurança

Nas últimas décadas, a criminalidade cresceu vertiginosamente, causando medo e insegurança à sociedade. As luminárias de LED foram criadas, também, para aumentar a segurança e são produzidas com componentes de excelente qualidade para proporcionar maior visibilidade.

Além disso, elas previnem contra perigos oriundos do superaquecimento da iluminação, evitando incêndios e outros acidentes em ambientes corporativos.

Um projeto luminotécnico é a melhor solução para gerar economia e ainda obter retorno dos investimentos em curto, médio e longo prazo. Ele é desenvolvido por profissionais especializados, que avaliam os espaços, a quantidade de luz necessária e calculam o nível de luminosidade para promover o conforto visual dos usuários.

Os responsáveis pela instalação dos equipamentos fazem a distribuição dos pontos de luz observando as cores do piso e das paredes, a função do ambiente, o tamanho do espaço, o fator potência das luminárias e refletores, e outros aspectos que fazem a diferença. Assim, fornecem iluminação suficiente para a execução das mais variadas atividades empresariais.

Agora, você já conhece os principais diferenciais desse tipo de iluminação! Se você ainda não conta com essa tecnologia de ponta, já está passando da hora de adotar esse elemento e se juntar à onda dos consumidores de luminária de LED! Procure bons fornecedores para investir o seu dinheiro e peça um cálculo para verificar quanto tempo as luminárias vão levar para começar a gerar lucros!

Agora que você já está convencido que a SX Lighting irá te proporcionar a melhor iluminação, clique aqui e solicite atendimento com nossos especialistas.


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar