Refletor de LED

Refletor de LED: Conheça tudo sobre ele!

Refletor de LED

Refletor de LED: Conheça tudo sobre ele!

Se você já não utiliza um refletor de LED no estabelecimento de seu negócio, então pode conquistar vários benefícios ao implementar essa tecnologia. Essa é uma das principais tendências para diversos segmentos industriais, do comércio ou serviços, já que ela minimiza seus custos e melhora a iluminação do ambiente.

Continue a leitura do presente conteúdo para entender melhor o que exatamente é um refletor de LED, como ele pode economizar energia no campo prático, outras informações que você precisa saber sobre o tema e mais!

O que é um refletor de LED?

Primeiro, é importante conhecer como funciona a tecnologia do LED (Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português). Esse é um componente eletrônico semicondutor que usa a mesma tecnologia aplicada em chips de computadores para transformar energia elétrica em luz.

Seu diferencial é o fato da luz ser produzida em estado sólido e sem a necessidade de filamentos metálicos, emissão de gases, raios ultravioletas ou outro tipo de reação. O refletor LED se diferencia do convencional pelo fato de agregar as vantagens do LED, como a redução nos gastos com energia, economia que pode chegar a 85%.

Isso acontece pelo fato de que, em uma luminária ou refletor comum — que é incandescente, por exemplo —, menos de 10% da energia é transformada em luz, o restante é perdido na forma de calor. Por isso, as luminárias tradicionais esquentam muito.

No caso do LED, a geração de calor é praticamente nula, o que a torna capaz de produzir uma grande quantidade de luz (em lúmens) utilizando menos energia. Por exemplo, enquanto uma luz incandescente precisa de 60W para produzir certa quantia de lúmens, o LED precisa de apenas 20W.

Em locais que utilizam vários refletores ou luminárias e que as mantêm ligadas por muito tempo, essa economia pode ser um grande diferencial para o desenvolvimento do negócio. A SX Lighting disponibiliza uma calculadora online e fácil de usar para que você saiba exatamente quanto economizará com LED.

O que eu preciso saber sobre o refletor de LED?

A que você deve conhecer sobre o refletor de LED de alta potência. Além da economia conquistada, há outras informações relevantes trouxemos todo esse conteúdo nos tópicos seguintes. Confira.

Locais onde pode ser aplicado

O refletor de LED é uma tecnologia bastante ampla e pode ser utilizada em qualquer ambiente que precisa de bastante iluminação e por várias horas por dia. Alguns exemplos de locais em que é altamente recomendável utilizá-lo e as vantagens do LED são:

  • Campos de futebol: permite iluminar todo o ambiente sem prejudicar a visão dos jogadores ou espectadores;
  • Estacionamentos abertos: é possível manter iluminação 24 horas com baixos custos;
  • Galpão industrial e indústria: como geralmente são locais amplos e que precisam de muita luz, os refletores podem gerar uma significante economia nos seus custos;
  • Iluminação pública: é uma ótima opção para profissionais que precisam minimizar os custos;
  • Quadras esportivas: assim como a quadra de futebol, também é ideal para a prática de esportes em ambientes fechados;
  • Supermercados: o refletor de LED possibilitará iluminação de todo o estabelecimento e não gerará calor, o que poderia prejudicar alguns alimentos ou bens; entre outros segmentos.
  • Condomínios: a ampla iluminação aumenta a segurança do local com o mínimo consumo de luz;

Praticidade de instalação

Não há segredo na instalação de um refletor de LED de alta potência, basta que os responsáveis tomem os cuidados mínimos, como uso de luvas, fita isolante, chave-teste, análise do local, entre outros.

Essa facilidade é proporcionada pelo fato de o LED utilizar uma quantidade menor de energia para produzir luz, minimizando a possibilidade de que haja sobrecarga elétrica de pontos. Isso permite que a infraestrutura seja mais econômica e enxuta sem a ocorrência de problemas como quedas de energia, queima de equipamentos eletroeletrônicos etc.

A iluminação com LED também pode ser facilmente controlada por sistemas eletrônicos. Com um dispositivo especializado, será possível alterar cor, temperatura e exercer outros tipos de controle por uma comunicação wireless (sem fio). Entre outros benefícios ligados à facilidade, estão:

  • Baixa interferência na rede elétrica;
  • Facilidade de proteção, pois há imunidade a ruídos e variações de tensão;
  • Atração de menos insetos, pois não são emitidos raios infravermelhos e ultravioletas;
  • Descarte fácil, já que o LED não tem metal pesado;
  • Facilidade de automação.

Durabilidade

A vida útil do LED pode facilmente ultrapassar 50 mil horas e chegar até 100 mil horas, o que minimiza a frequência de aquisição de novos refletores ou substituição. Por isso, geralmente o LED tem uma garantia bastante extensa, como de 3 ou 5 anos.

Também há maior resistência a impactos, já que não é composto por filamentos metálicos ou componentes gasosos, diminuindo os custos com mão de obra de manutenção.

Outros benefícios

Ainda há muitas outras vantagens proporcionadas pelo LED, como:

  • Qualidade: diferente dos refletores convencionais que precisam de lentes conversoras, o LED pode gerar todas cores do espectro visível e invisível;
  • Saúde: pessoas expostas à tecnologia por mais tempo não sofrem danos à pele, já que não há emissão de raios ultravioleta;
  • Foco: fontes de luz LED têm maior capacidade de direcionamento da iluminação para áreas desejadas;
  • Desenvolvimento sustentável: pelo fato de não apresentar metais poluentes ou gases tóxicos, há maior contribuição para preservação do meio ambiente.

Formatos e potências encontradas

Uma boa empresa que desenvolve e fornece refletores de LED de alta potência com diferentes formatos, potências e eficiências luminosas. A primeira pode ser entre 90W a 1.000W, enquanto a segunda pode variar de 150 lm/W até 180 lm/W, quanto maior a eficiência luminosa menor será o consumo de energia e maior a capacidade de iluminação do refletor.

O refletor ideal dependerá do segmento do seu negócio e onde será colocar. Por exemplo, uma indústria precisa de refletores de alta potência para determinados lugares, mas também precisará de potências menores para áreas de logísticas — como um galpão.

O ideal é que seja escolhida uma empresa que disponibilize refletores de vários tipos, assim você conseguirá satisfazer todas as necessidades de cada tipo de local do seu negócio com um fornecedor.

Essa vantagem é proporcionada pela SX Lighting, que oferece uma linha completa de equipamentos que utilizam a tecnologia LED, incluindo refletores industriais, luminárias públicas e herméticas, superprojetores, painéis e mais produtos cuja qualidade é superior à média comercializada no mercado.

Como se não bastasse, a SX Lighting ainda dispõe de soluções que permitem gerenciar cada ponto de luz de um único computador, o que é chamado de telegestão. Outro serviço é a automação da ativação de luminárias, o que pode gerar ainda mais economia para seu estabelecimento (até 85%)

A SX também oferece projetos luminotécnicos para que você escolha o equipamento de luz de acordo com suas necessidades. O estudo mostra o cálculo de eficiência energética para que você saiba exatamente quais são serão os ganhos conquistados com a tecnologia.

O refletor de LED traz um grande número de vantagens para negócios de diferentes segmentos. Mas não é qualquer empresa que proporcionará um produto de qualidade ou garantirá economia, sendo importante contratar uma organização que ofereça projetos luminotécnicos, telegestão e amplas opções de refletores.

Quer conhecer toda a linha de Refletores led da SX Lighting? Clique aqui e acesse a página de produtos.

Já conhece a qualidade dos refletores led SX Lighting? Solicite aqui seu projeto luminotécnico com nossos especialistas!


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar