Iluminação LED? Entenda as dúvidas mais frequentes sobre essa tecnologia.

Dúvidas mais comuns sobre iluminação LED

Ao longo dos anos ganhando experiência no mercado de iluminação LED pelo Brasil, o time comercial da SX Lighting pôde conhecer e tirar algumas dúvidas de clientes, que na verdade eram mitos. Neste artigo você vai descobrir 5 mentiras sobre a iluminação industrial. Confira!

 

1. O formato da luminária interfere na iluminação

Mentira. Não só no nosso portfólio de luminárias, mas no mercado em geral, existem modelos de luminárias redondas e retangulares, podendo até haver outras variações de formas. E por isso, algumas pessoas acreditam que se a luminária for redonda, o facho de luz também ficará redondo no chão. Se for quadrada, o facho de luz ficará quadrado. 

Na verdade, o foco luminoso de qualquer luminária se dá através das lentes óticas, e é a partir dessas lentes que o fabricante desenvolve um modelo de luminária com foco de luz mais aberto ou mais fechado, por exemplo. 

O que vai definir o tipo de lente adequado para cada local de instalação é o projeto luminotécnico. 

2. A potência (watts) é o mais importante

Mentira. É comum recebermos pedidos de cotação onde a potência indicada é muito alta para o local de instalação. Muitas vezes, isso se dá porque a iluminação antiga realmente precisava consumir muita energia para iluminar a mesma coisa, ou até menos. Por exemplo, uma luminária High Bay da SX Lighting de 150W de potência pode substituir até uma lâmpada convencional de 400W com a mesma eficácia. 

Dependendo do fabricante de luminárias LED, pode ser que ele precise também de uma luminária com 180W ou 200W para iluminar com a mesma qualidade de uma High Bay 150W da SX Lighting. Ou seja, na hora de fazer uma cotação, o ideal é você observar o fluxo luminoso da luminária, que é o quanto ela realmente entrega de iluminação, e não a potência nominal em si, que só fará sua empresa gastar mais energia. 

 

3. Quanto mais alta à proteção IP, melhor

Mentira. Imagine ter um super carro esportivo que vale milhões e só utilizá-lo em uma rua esburacada a 20 km/h, não faz sentido, certo? A mesma ideia pode ser aplicada à proteção IP das luminárias de LED. Muitas vezes, o cliente acredita que precisa de uma proteção IP muito alta para luminárias que não ficam em ambiente corrosivo e só irão tomar chuva. Neste caso, a proteção IP66 atende perfeitamente e custa menos.

4. Encontrar luminárias mais baratas que já atendem a demanda

Mentira. Quando a negociação passa para a fase do preço, é comum o cliente apresentar uma cotação que ele tem de produtos importados, como os que vêm da China, para comparar com produtos de melhor qualidade.

Muitas vezes a luminária importada é vendida por ter um valor muito apelativo, mas o cliente acaba levando “gato por lebre” sem se dar conta que as especificações técnicas não eram as ideais, e também que a qualidade de construção do produto não era a mesma. 

O resultado é que o material de uma luminária de baixa qualidade sofre desgaste em pouco tempo, resultando em queima precoce ou em luzes piscando o tempo todo, causando prejuízo com manutenção ou mesmo com a substituição prematura do produto. 

Fique atento, pois luminárias mais baratas não atendem a sua demanda, e o custo com manutenção as tornam, na verdade, mais caras do que as que você pode adquirir com boa qualidade. 

5. Iluminação de LED não esquenta

Mentira. Uma luminária de LED esquenta sim, mas ela não irradia essa temperatura mais elevada para o ambiente graças aos dissipadores de calor, ao contrário das lâmpadas convencionais, que não contam com dissipador e esquentam o ambiente.

Os refletores e as luminárias de LED nada mais são do que aparelhos recebendo energia elétrica para converter em luz, este é um processo que sempre vai gerar calor. Quando a luminária LED não é da melhor qualidade, a dissipação de calor é mal-feita e acelera o processo de desgaste dos componentes internos, antecipando a queima do produto. Porém, quando você tem uma luminária de boa qualidade como a da SX Lighting, a temperatura mais alta é dissipada corretamente e faz parecer que a emissão de luz não gera nenhum calor.  

E aí, você já sabia que os 5 itens da lista eram mentira ou já acreditou em algum deles? 

Quando se trata de iluminação industrial, é imprescindível contar não só com produtos de qualidade, mas com profissionais técnicos que vão te oferecer um bom projeto luminotécnico acompanhado dos melhores produtos. Para não ter erro, fale já com o time da SX Lighting. 

#sxlighting #iluminaçãoindustrial #esg


  • Compartilhe


Solicite um

orçamento

Nossos especialistas estão prontos para prestar um atendimento personalizado para você.

Voltar